sexta-feira, 1 de maio de 2009

Repórter da revista Caros Amigos se apresenta no Unisant'Anna


Marcos Zibordi dá palestra aos estudantes do terceiro e quinto semestres de jornalismo e alguns convidados

O jornalista Marcos Zibordi, repórter da revista Caros Amigos e professor da Universidade Bandeirantes (UNIBAN) se apresentou para alunos do terceiro, quinto e sétimo semestres do curso de jornalismo e para um aluno do quarto semestre do Centro Universitário Sant'Anna (UniSant’anna) e falou sobre jornalismo alternativo, surgimento da revista Caros Amigos e muitas vezes falou dos conceitos que tem desta profissão.

Durante a palestra Zibordi conseguiu prender a atenção dos alunos se expressando a todo momento de forma informal, porém abordando temas importantes. “Marcos me fez gostar ainda mais do jornalismo, pois me tirou da cabeça aquela ideia de muita formalidade na profissão, gostei deste jeito engraçado, estilo de se vestir, cabelo e do jeito que ele fala” disse a consultora financeira e estudante do terceiro semestre de jornalismo, Monique Cunha.

O repórter contou sobre o dia a dia da revista Caros Amigos, das dificuldades para fazer uma matéria e de suas experiências na área. “ A Caros Amigos não tem imparcialidade, nem lide e cada repórter é responsável pelo que escreve” disse Zibordi.

“Zibordi mostrou que entende muito sobre conceitos jornalísticos, deu seu ponto de vista referente a vários assuntos e o mais legal é que ele é muito espontâneo” disse a assistente administrativa e estudante do terceiro semestre Andressa Freire do Amaral. Professor da UNIBAN, ele também informou que não importa onde o profissional se forma, mas sim a qualidade das reportagens que ele produz.

Quase no final da apresentação, o palestrante foi questionado sobre a obrigatoriedade em obter diploma para exercer o oficio de jornalista e respondeu de forma clara informando que não é contra o curso de jornalismo, mas que é contra o diploma. “Na faculdade se aprende como fazer um lide, os conceitos do jornalismo, mas para escrever em um caderno de economia o jornalista tem que entender de economia ” disse o repórter após responder a pergunta do aluno.

A palestra teve aproximadamente duas horas e acabou após Zibordi cantar a música Rap é compromisso do rapper Sabotagem (assassinado em 2003) e receber muitos aplausos dos alunos.

Por Talita Kibaiasse


Nenhum comentário: