terça-feira, 7 de abril de 2009

O lado "B" do Jd. Ângela.

Em entrevista coletiva a jornalista Roseli Loturco conta a historia da ONG (organização não governamental) Papel Jornal que há dez anos desenvolve diversos processos jornalísticos no Jardim Ângela com jovens da periferia. A ONG foi fundada por jornalistas incomodados com a exclusão social que os jovens enfrentavam.
O objetivo da ONG é ensinar jornalismo aos alunos, desenvolver a criatividade e ajudá-los a se manter longe do tráfico, pois a entidade acredita no processo educacional como meio de promoção do exercício da cidadania e da democracia. A jornalista se especializou na área de economia, porém também escreve em outras áreas.
Conforme a jornalista, a primeira turma foi formada por jovens que não sabiam organizar idéias, mas que eram críticos e tinham noção da realidade que vivem. A grande maioria era da rede publica de ensino, pessoas pobres e alguns tinham envolvimento com o tráfico de drogas. Os primeiros textos foram escritos fora do padrão jornalísticos e sempre eram revisados antes da publicação. Entretanto, depois de muito esforço, o jornal ficou pronto, o primeiro trabalho realizado teve o título de desabafo, pois os alunos relacionaram este tema à superação e reorganização.
Roseli diz que os alunos aprendem como fazer um lead, como estruturar uma informação, fazer uma pesquisa aprofundada e a co-relação da periferia com a realidade. Em sua opinião seria interessante se este projeto se espalhasse por outros bairros, porém atualmente a colaboração financeira é limitada.
Os alunos escolheram como tema do próximo projeto “a crise econômica mundial”, isto deixou Roseli muito feliz, pois além de ser um tema de seu interesse, será também um desafio para os alunos. As aulas acontecem de segunda a quarta-feira tendo duração de duas horas por dia.

Nenhum comentário: