sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sofrimento, o mau necessário.

O sofrimento é visto por todos como algo ruim, ninguém gosta de sofrer, porém as pessoas não enxergam que é somente através do sofrimento que o ser humano aprende e evolui. É também no sofrimento que conseguimos enxergar os nossos defeitos e o quanto somos dependentes das ações das outras pessoas. A ilusão é a principal causa do sofrimento, pois se não encararmos a realidade da vida de frente e preferirmos viver com as falsas verdades, sempre haverá um dia que por forças circunstanciais a realidade virá à tona e o sofrimento será maior. Todavia, o sofrimento nos conduz a uma porta de reflexão fazendo-nos enxergar com um maior senso crítico o motivo que estamos passando por ele, bem como analisar maneiras de que, caso a situação venha a se repetir, podermos evitá-lo. Dizer que o sofrimento é de todo um mal, pode ser um equívoco, pois quantos necessitaram sentir em sua própria carne situações que seriam de deboche, se o ocorrido fosse com outra pessoa? Quantos precisaram chorar para ter alguém que enxugasse cada lágrima da dor que estávamos passando? Quantos precisaram passar por sofrimento para receber o apoio confortável que buscavam por um longo tempo? Podemos citar Jesus Cristo para argumentarmos que o sofrimento faz bem ao ser humano, pois o filho de Deus sofreu a traição de um de seus discípulos, apanhou de todas as formas, teve que carregar a cruz para sua própria morte e durante o caminho ainda apanhou mais um pouco – conforme imagens do filme Paixão de Cristo – e quando estava pendurado na cruz suplicando por misericórdia divina teve que aguardar Deus recolher sua alma, mas foi através de todo o sofrimento de Jesus Cristo que todos os cristãos receberam a dádiva da vida eterna. Sendo assim, podemos concluir que é através do sofrimento que o ser humano se revela com maior verdade e consegue evoluir a ponto de saber enfrentar os obstáculos mais complicados.

Nenhum comentário: